CONHEÇA OS PRINCIPAIS TEMAS DA ARTE BARROCA

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TEMAS DA ARTE BARROCA

O estilo barroco surgiu no início do século XVII em Roma, se espalhando por toda a Europa. Se tornou tendência na Arte e passou a ganhar grande parte da atenção na época. 

Na América, ganhou força com a vinda dos colonizadores portugueses. Podemos encontrar as manifestações barrocas na Arte, na escultura e, até mesmo, na arquitetura.

A arte barroca inovou com a mistura da Renascença, que transmite emoção, com o Maneirismo, que tem como característica a sofisticação, a junção destas técnicas, tornou o estilo mais imponente e adornado na história da arte.

Tendo marcas do estilo religioso, apelando aos sentidos, o barroco tem a explícita demonstração de apelo às emoções e aos sentimentos.

CARACTERÍSTICAS DA ARTE BARROCA

O estilo barroco passou por diversas fases e locais, fazendo com que suas características não permaneçam as mesmas em todos os países, porém, alguns aspectos da arte não mudam e podem ser observadas em todas as obras. São elas:

A religiosidade e a fé:

Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.

O realismo:

Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo.

A grandeza:

Figuras exageradas são frequentemente identificadas nas artes barrocas.

A sensualidade

A sensualidade é característica presente nas artes barrocas, provocando o observador a identificar seus singelos aspectos.

Emoção e encenação

As obras barrocas transmitem emoção e criam um cenário único e cheia de sentimentos.

Valorização das luzes e sombras

Na arte barroca, as luzes de cores claras e escuras são utilizadas, dando destaque às obras.

  

ARQUITETURA

Como forma de manifestação, surgiu em meados de 1600, uma das formas de manifestação contrarreforma religiosa, através da arte.

Na arquitetura barroca, o renascentismo é deixado de lado, dando espaço para formas mais subjetivas, suntuosas e ornamentadas.

Uma das principais características da arquitetura barroca é a manipulação visual, uma forma de alongar as construções, com paredes convexas e côncavas, além do emprego de cártulas e colunas, que atravessam os pavimentos, dando a nítida impressão de movimento.

 

EXEMPLO DE ARQUITETURA BARROCA NO MUNDO

A igreja de Santiago de Compostela, em Galiza, na Espanha, é um templo católico e tem em sua arquitetura diversas manifestações barrocas:

Arte barroca - Igreja de Santiago de Compostela

 

ARQUITETURA BARROCA NO BRASIL

No Brasil, os edifícios da arquitetura barroca foram construídos por volta do século XVI, chegando através da influência portuguesa, as igrejas eram utilizadas para como meio de se aproximar do povo.

No Rio Grande do Sul, especificamente em São Miguel das Missões, existe as ruínas de uma igreja, lá podem ser identificados padres europeus catequizando os índios.

Uma das primeiras manifestações barrocas no Brasil foi com os missionários dos sete povos.

 

ALEIJADINHO: PRINCIPAL NOME DA ARQUITETURA BARROCA BRASILEIRA.

Não podemos falar de arte barroca sem citar a maior referência deste estilo de arquitetura no Brasil, Antônio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho.

Aleijadinho foi escultor, entalhador e arquiteto, suas obras estão espalhadas por Minas Gerais, nas cidades históricas de Ouro preto, Sabará, São João Del Rei e Congonhas.

Sofreu influência do rococó e dos estilos clássicos e gótico. Usava em suas obras a pedra-sabão, muito conhecida e usada em Minas Gerais até os dias atuais.

Gostou de saber mais sobre a arquitetura barroca no mundo e no brasil?

Sentiu falta de alguma informação? Comenta aqui!

Queremos tirar todas as suas dúvidas sobre a Arte Barroca.

Conheça mais sobre arte agora, visite nosso blog e assine nossa Newsletter:

Escreva sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CART

X