ARTES VISUAIS: COMO NASCEU E COMO CRESCEU

ARTES VISUAIS: COMO NASCEU E COMO CRESCEU.

Um dos conceitos de arte visuais está diretamente ligado ao desejo de ver, admirar, e está conectado a tudo o que admiramos através da visão.

O conjunto de manifestações artísticas que incluem a pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança, e outros, está diretamente ligado às formas de representação das artes visuais.

As pessoas têm a possibilidade, através das artes visuais, de entrar em contato com diferentes formas de transmitir ao mundo conceitos e valores próprios e singulares. Vamos conhecer um pouco mais sobre este termo e se encantar com os aspectos da arte no mundo e nas pessoas.

TIPOS DE ARTES VISUAIS

As diferentes formas de expressão são elementos fundamentais das artes visuais e cada expressão carrega em si um significado único, que o artista encontrou para despertar a sensibilidade das pessoas. 

Vamos conhecer as manifestações que são consideradas arte, ou seja, uma forma de despertar o olhar artístico do espectador: 

Desenho: formado por linhas, pontos e formas, o desenho é uma das principais manifestações artísticas e uma das mais simples formas de expressão.

Pintura: usando técnicas de pigmentos em superfícies, que pode ser as mais variadas, pode ser realizada por profissionais ou mesmo por amadores.

Gravura: imprime técnicas de cópias, através de uma matriz como base.

Fotografia: reprodução de diferentes imagens, tendo em seu contexto diferentes finalidades.

Cinema: técnica de reprodução de imagens em movimento através de filmes e documentários.

Escultura: através da utilização de diversas técnicas para conseguir alcançar o resultado desejado e formas espaciais.

Arquitetura: técnicas de organização de espaço com a finalidade de projetar construções. 

Novela: produção artística que se baseia na realidade ou na ficção e são representadas através de diferentes meios de comunicação. 

Moda: apresentando tendências de comportamentos e estilos, pode ser modificada através da época e do contexto. 

Decoração: muito usada na composição de espaços através de técnicas próprias de utilização de objetos.

Paisagismo: com esta técnica é possível harmonizar espaços, levando bem-estar aos frequentadores.

Alguns dos principais artistas das artes visuais

Alfredo Volpi

Volpi nasceu na Itália e se estabeleceu em São Paulo ainda pequeno. O artista foi consagrado o melhor pintor brasileiro na 2ª bienal de São Paulo, em 1953. Tem como característica principal em suas obras as famosas bandeirinhas coloridas.

 

Cândido Portinari

Portinari é considerado o mais importante artista plástico brasileiro, tendo suas obras reconhecidas mundialmente. Uma das principais obras do artista é o retrato de Rodolfo Jozetti, pintado em 1928 e está, atualmente, na pinacoteca Rubens Berta em Porto Alegre. Sua pintura sempre foi admirada por muitos espectadores e era bastante significativa para a época.

 

Lygia Clark 

Lygia sempre teve uma carreira muito ativa. Foi integrante do grupo Frente e neoconcreto, expondo suas obras no Ministério da Educação e, por duas vezes, na Bienal de Veneza, onde recebeu o prêmio Internacional Guggenheim.

Suas obras sempre foram muito valiosas, tendo uma delas arrematadas em um leilão por mais de 2 milhões em Nova York.

Suas obras são provocativas e cheia de significados para os admiradores.

As artes plásticas surgiram como forma de expressão para o ser humano e, com o tempo, ganhou cada vez mais admiradores e vozes diferentes e cheias de significado.

O que a arte significa para você? Conte um pouco mais como você expressa suas emoções e sentimentos através da Arte.

 

Conheça mais sobre arte agora, visite nosso blog e assine nossa Newsletter:

Escreva sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CART

X