Conheça 7 profissões para quem se forma em artes visuais e desvende o mercado de trabalho

Conheça 7 profissões para quem se forma em artes visuais e desvende o mercado de trabalho

Nós vivemos em um mundo que está caminhando para a inovação e o crescimento das oportunidades através das artes, e com isso, a tendência é gerar valor e negócios. O curso de artes visuais abre um leque de oportunidades incrível para esta carreira.

Vamos entender mais sobre o mercado de trabalho para quem se forma em artes visuais? Conheça 7 possibilidades de atuação na área de artes para você se inspirar e ter sucesso na sua carreira!

 

O que são artes visuais?

A arte é resultado da criatividade e técnicas que o artista aplica sobre uma base para gerar valor, através das suas técnicas, ele alcança diversos resultados e gera beleza, sensações e sentimentos nos admiradores da sua obra.

O conjunto de objetos ou experiências criadas conscientemente através da expressão ou imaginação é denominado artes visuais.

As principais manifestações artísticas são o desenho, a pintura, a escultura, a gravura, as artes decorativas, a fotografia, a instalação, e todas as outras atuais que o homem foi encontrando para conseguir se expressar.

 

Oportunidades do mercado de trabalho

Os profissionais que se formam em artes visuais podem atuar em diversas áreas, desde indústrias até a educação. As possibilidades são amplas, passando por museus, universidades, galerias de arte, instituto de conservação e muitos outros locais onde um artista pode atuar.

 

Áreas de atuação

Vamos conhecer mais a fundo todas as oportunidades que um artista visual tem no mercado de trabalho, que está crescendo bastante, para quem optou por seguir esta carreira:

 

Ilustração

Neste ramo, o artista conta histórias de maneira visual, desenhando em diferentes bases, manual ou digital. Este trabalho é desenvolvido em parceria com escritores ou redatores em agências de publicidade, editoras ou produtoras de conteúdo.

 

Comunicação e marketing

O profissional que atua neste ramo elabora estratégias de comunicação e entra em contato com diversos perfis de cliente, levando até eles estratégias e planejamento para suas empresas.

 

Pintura

Quem trabalha nesta área costuma dominar diferentes técnicas e materiais, precisa ser um bom observador e dominar a arte do desenho. O pintor pode desenvolver retratos, paisagens e pinturas, o mais importante nesta área é conseguir se comunicar de maneira autêntica e única.

 

Games

Nós estamos vivendo na era da gamificação, e com isso o espaço se ampliou para o profissional que domina esta técnica. Neste ramo o artista pode desenvolver jogos, aplicativos, animação, tudo vai depender de quanto ele se identifica com o assunto e da sua criatividade.

 

Designer de cena

Uma área bastante explorada é o planejamento de cenários para espetáculos, na TV e teatro, o profissional que atua nesta área deve pensar em todos os detalhes do espaço, no contexto da apresentação e até mesmo nas luzes fazem parte da apresentação. Este profissional pode atuar em TV, teatro e companhias de danças.

 

Educação

O profissional atua em instituições de ensino e ensina técnicas de artes visuais para os alunos. Este artista é responsável por ensinar as diferentes técnicas da arte e como tudo começou passando pela história, movimentos artísticos e ampliando os horizontes dos alunos através de passeios culturais para museus e outros espaços públicos. O professor de arte pode atuar em instituições, universidades e empresas históricas.

 

Curadoria

O curador tem a responsabilidade de cuidar dos detalhes de uma apresentação de obras de arte. É ele quem faz a seleção e pensa como e em qual espaço a obra será mais valorizada, ele precisa se colocar no lugar do espectador para conseguir fazer uma apresentação perfeita dos quadros e valorizar os artistas e suas obras. Este profissional atua principalmente em museus e galerias de arte.

Gostou de conhecer o amplo mercado para quem se forma em artes visuais? E você, já atua na área ou está pensando em atuar? Conta para nós qual é a sua experiência com a arte!

E Quer conhecer  mais sobre arte? Visite nosso blog e Assine nossa Newsletter Agora:

Escreva sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CART

X