Como expor obras de arte em galerias? Temos 3 dicas para você!

3 Dicas de como expor obras de arte em galerias, descubra!

Depois de anos de estudo e aprimoramento de técnica, chegou o grande momento de mostrar para o mundo a mensagem que você deseja transmitir. Você sabe como expor obras de arte em galerias? Confira 3 dicas muito importantes para quem vai começar do zero!

1 – Encontre a Galeria de Arte perfeita para o seu tipo de obra

3 Dicas de como expor obras de arte em galerias, descubra!

Pode parecer óbvio, mas muitos artistas não sabem escolher a galeria apropriada para o seu tipo de obra. É muito importante que o artista vá em diversas exposições, em várias galerias de arte, para conseguir notar diferentes tipos e ideias de apresentação de obras.

Reparar nos detalhes de uma exposição é extremamente importante para conseguir visualizar a sua própria exposição no futuro. Repare em detalhes como a iluminação, como é feita a apresentação dos detalhes da obra, a altura em que ela é fixada na parede. Falando em parede, como as obras são expostas? Elas ficam penduradas por um prego, por fios ou são coladas com adesivos? Existe um suporte próprio ou as obras são emolduradas?

Anote todas essas informações das diversas exposições que visitar e avance para os próximos passos, a escolha da galeria, a comunicação com o expositor e administrador da galeria.

2 – Como expor obras de arte em galerias: Como escolher a galeria ideal para suas obras?

3 Dicas de como expor obras de arte em galerias, descubra!

Depois de visitar muitas (muitas mesmo) galerias de arte, já é possível ter uma noção de quais servem para as suas obras e quais não ficariam tão harmonizadas. Considere todos os fatores que citamos acima e tente enxergar as suas obras sendo expostas em cada uma dessas galerias. Após escolher algumas galerias de arte que se adequam ao seu estilo, é hora de entrar em contato com os administradores e expositores.

Lembre-se que a comunicação com o administrador do local deverá ser feita de modo formal e, muitas vezes, há um prazo de espera e uma lista grande de expositores esperando uma chance para mostrar suas obras.

3 – Como expor obras de arte em galerias: Fazendo contatos artísticos

3 Dicas de como expor obras de arte em galerias, descubra!

Entrar em contato com o artista que está expondo é muito importante para gerar networking. Ser conhecido nesse meio pode ajudar a abrir portas mais facilmente. Parabenize o artista pela exposição e aproveite para perguntar mais informações sobre o tempo em que demorou todo o processo para a exposição. O artista poderá passar mais claramente como foi toda a negociação, como trabalhou os prazos e também pode oferecer uma recomendação sua para o administrador. Mas, caso isso não ocorra, não se desespere!

Procure algum cartão ou folheto que contenha as informações de contato da galeria de arte. É importante que você obtenha pelo menos um telefone ou e-mail para questionar como expor obras de arte na galeria.

Ao entrar em contato com o administrador ou sua secretária, peça para agendar um horário para conversar sobre como expor as suas obras de arte. Prefira que essa conversa seja feita pessoalmente, podendo transmitir ao administrador uma maior confiança no seu trabalho.

No dia da reunião, leve consigo seu currículo e seu portfólio. Pode ser que o administrador solicite essas informações pessoalmente ou que você as mande por e-mail. De qualquer forma, esteja pronto para mostrar as suas obras e contar um pouco sobre a sua história.

Conheça mais como se formar como artista e tenha mais dicas em nossa Newsletter:

Escreva sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CART

X