História da Arte: conheça os principais períodos

História da Arte: conheça os principais períodos

Vamos conhecer um pouco sobre a história e os principais períodos que deixaram marcas e tiveram grande importância na trajetória da Arte no mundo.

Sabemos que a arte é qualquer objeto ou atividade realizada pelo ser humano com propósito estético ou comunicativo, para isso precisa expressar emoções e sentimentos.

A história da arte foi dividida em períodos que iniciam na pré-história e vai até os dias atuais, nesta trajetória sofreu diversas mudanças, vamos conhecer um pouco mais cada uma delas?

 

PRÉ HISTÓRIA

Os primeiros movimentos artísticos considerados como arte, aconteceram na Idade da pedra (25.000 – 8.000 a. C). Nesta época o homem habitava as cavernas, a religião começava a ganhar força e o desenvolvimento da agricultura começava a crescer e ganhar mais sentido.  Este período passou por algumas fases que ficaram conhecidas como Paleolítico, Neolítico e Idade dos metais.

 

IDADE ANTIGA

Este período da história da Arte foi marcado pela criação das grandes cidades e a invenção da escrita. Conhecida como arte da antiguidade, neste período as manifestações artísticas ocorriam em todas as culturas existentes em todos os países e ficou conhecido como Arte da Mesopotâmia, Egito, Grega e Romana.

 

IDADE MÉDIA

Neste período a Arte sofreu influência direta da Arte Romana e da religião, isso aconteceu porque o cristianismo era a religião oficial do império romano. A doutrina religiosa era conhecida pelas formas clássicas de interpretar, até que houve a multiplicação de escolas regionais, que acabou criando formas mais simples e diversas de arte. Neste período da história da arte podemos destacar a arte gótica, românica e celta.

 

IDADE MODERNA

A arte na idade moderna foi marcada por uma grande expansão cultural da Europa, neste período a religião começou a abrir espaço para a ciência do homem e do universo. Neste período, as descobertas geográficas se expandiram para todos os continentes e a imprensa conseguiu espalhar essa cultura. Inspirada na arte greco-romana e na natureza, teve como destaques o renascentismo, maneirismo, barroco e rococó.

 

IDADE CONTEMPORÂNEA

Com a implantação de governos mais democráticos, o absolutismo foi perdendo seu espaço, este período foi marcado pela revolução industrial, a consolidação do capitalismo e a lutas das classes sociais. Os principais acontecimentos que marcaram a idade contemporânea foram a revolução francesa, a primeira guerra mundial, a segunda guerra mundial e a guerra fria.

Neste período a globalização já estava se propagando e o iluminismo fez parte das características desta época. Nesta fase da história da arte, também aconteceram grandes guerras e revoltas de artistas através da arte.

Alguns períodos podem ser destacados na idade contemporânea como o realismo, impressionismo, futurismo, cubismo, simbolismo.

 

ARTE NOS DIAS ATUAIS

A arte atualmente não se resume apenas em pintura, escultura e música. Hoje, podemos encontrar as mais diferentes formas de expressão artística e todas são válidas e importantes para os seres humanos.

A história da arte tem grande importância em tudo que conhecemos hoje como manifestação artística, através dela, as pessoas foram aprendendo a se expressar de diferentes formas e conseguiram encontrar diversos caminhos para expressar seus sentimentos e emoções.

As principais manifestações artísticas atuais têm a ilustração, grafites, desenhos, arte de rua, e até mesmo a tecnologia como forma de manifestar a arte.

Quais são as formas de expressão artísticas preferidas? Como você se expressa através da arte?

E quer conhecer  mais sobre arte? Visite nosso blog e Assine nossa Newsletter Agora:

 

Escreva sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CART

X