Descubra hoje os segredos sobre Fine art no Brasil

Descubra hoje os segredos sobre Fine art no Brasil

A Impressão Fine Art no Brasil, faz com que surja dentro de mim um questionamento sobre o mundo e sobre a mensagem principal da obra de arte. A expressão do artista que retrata uma obra Fine Art está muito relacionada a visão que o mesmo têm sobre o mundo, ressaltando características que podem ser tanto uma reflexão, crítica social ou até mesmo admiração pela estética. A Fine Art pode ser definida como um método de fotografia que está relacionada a fotografia da arte.

Diferentemente das fotografias habituais que tinham como objetivo informar ou vender um produto, a Fine Art captura a essência de uma imagem causando emoções aos seus admiradores.

Também podemos considerar que a Fine Art é uma expressão artística que mistura o uso da mente e imaginação do autor livremente, transportando sensações através de visões diferentes para imagens que estamos habituados a ver.

O conceito de Fine Art está muito ligado ao cuidado no processo de captura, tratamento da imagem e impressão da obra. Sempre buscando ser uma representação leal à imagem registrada.

A impressão Fine Art é muito utilizada para obras de museus e galerias, pois a durabilidade de uma obra impressa em Fine Art têm muito mais etapas e cuidados, garantindo uma maior durabilidade que uma impressão convencional. Aliás, a maior característica da Fine Art é sua durabilidade em relação aos outros métodos de impressão. O cuidado com a impressão gera uma fidelidade à obra e permite que a mesma seja exposta por séculos sem sofrer alterações de cor.

Como é feita uma impressão de Fine Art no Brasil?

Os cuidados com Fine Art devem começar antes mesmo da imagem ser gerada. O registro da imagem é o primeiro passo para obter uma obra Fine Art perfeita, por isso, a qualidade do arquivo da imagem deverá ser de 300 dpi ou mais. Essa resolução faz com que a imagem não fique com os pixels estourados no momento da impressão.

O tratamento da imagem é opcional porém pode ser muito importante para auxiliar o artista a passar a mensagem da obra. O tratamento da imagem é feito em um computador, onde poderão serem feitos ajustes de tamanho e de cores, valorizando as características da fotografia.

Para fazer uma impressão Fine Art de qualidade, é preciso que você saiba que existem diversas impressoras no mercado. Dê preferência para as impressoras que possuem uma maior quantidade de cartuchos de tinta. Quanto mais cartuchos a impressora tiver, maiores serão as possibilidades de detalhamento das cores da obra.

A impressão Fine Art deverá levar em consideração a qualidade do papel, não podendo ser um tipo de papel comum. A minha recomendação é que seja feita a impressão Fine Art no papel Canson Montval, que é um dos papéis escolhidos aqui pela Céu e suas obras.

O Montval possui textura fina, garantindo profundidade à obra. Seu papel é naturalmente da cor branca. Além disso, o papel Montval é tratado para manter longe os fungos e bactérias que podem se alojar no papel.

A impressão Fine Art em Montval garante uma melhor qualidade de impressão pois o papel possui seu pH controlado, evitando que ocorram modificações das cores durante o processo de impressão da obra.

Após a impressão, o papel deverá repousar em um ambiente com temperatura e umidade controladas. O ideal é que o papel esteja em ambiente com temperatura de 21°C e com 50R de umidade. A iluminação também deverá ser controlada manualmente, sempre tomando cuidado com a temperatura da cor da lâmpada, que deverá ficar entre 2500 a 2800K.

Quando a obra já tiver repousado pelo tempo necessário, os cuidados deverão ser voltados à exposição da fotografia. É recomendável que a obra fique dentro de uma moldura com base de papelão de pH neutro. É terminantemente proibido utilizar cola ou fita adesiva para fixar a foto na base de papelão.

Por fim, o quadro deverá ser protegido por um vidro com filtro de raios UV. Os raios UV deterioram as cores da pintura conforme o tempo, prejudicando a reprodução fiel da obra.

Onde encontrar obras Fine Art no Brasil?

Diversas galerias produzem obras com Impressão Fine Art. A minha recomendação vai para a Céu Galeria, que possui delicadeza e sensibilidade ao tratar da impressão de obras Fine Art.

Eles utilizam a impressão com papel Canson Montval e contam com o filtro UV para proteger a obra por muito mais tempo. Além disso, as obras são registradas por diversos Fotógrafos especializados em Fine Art no Brasil!

Escreva sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CART

X