Diferença entre arte moderna e contemporânea

Diferença entre arte moderna e contemporânea

Apesar de serem muito parecidas, a arte moderna e contemporânea possuem peculiaridades que as separam em uma linha tênue. Nascida após um momento artístico onde o realismo e romantismo reinavam nas obras, a arte moderna teve como intenção retratar hábitos cotidianos de forma mais simplista, sempre buscando reinventar a arte.

Como surgiu a arte moderna?

Em linhas gerais, a arte moderna refere-se a produção artística entre o final do século XIX até o século XX. Os modernistas surgiram após um período sóbrio da arte e deram introdução ao Impressionismo, que dedicava suas obras à vida cotidiana.

Porém, o Impressionismo foi apenas uma das vanguardas que nasceram no modernismo. Entre as vanguardas mais famosas podemos citar o Dadaísmo, Surrealismo e Cubismo. Os artistas daquela época acreditavam que a arte deveria ser reinventada, criando novas formas e visões para suas obras de arte. Também acreditavam estar a frente do seu tempo e sentiam-se na obrigação de trazer obras inovadoras ao mundo da arte.

Com o surgimento da arte moderna, a fotografia e o cinema passaram a ser considerados como formas de expressão artística, algo que nunca tivera sido feito antes.

O artista modernista sentia-se responsável por criar e representar a essência da humanidade de forma única. Os adventos de novas tecnologias, as guerras e revoluções, deram aos artistas as ferramentas para explorar as novidades do mundo.

Uma característica dos artistas modernos era o desenvolvimento de técnicas de criação. Sempre buscando criar novas formas de pensar e enxergar os acontecimentos do mundo.

Conhecendo a arte contemporânea

Ao buscar por arte contemporânea, muitas vezes, você irá achar termos relacionados como arte pós-moderna ou arte pós-guerra. Na realidade, a arte contemporânea é chamada dessa forma pois aconteceu ao final do modernismo e passou pelo período da Segunda Guerra Mundial.

Os sentimentos daquela época eram de reconstrução e recuperação social. Os artistas tinham a intenção de trazer uma reflexão aos seus espectadores com obras subjetivas.

Ao observar uma arte contemporânea são percebidas são a mistura de estilos artísticos, uso de diferentes materiais para a produção das obras e aproximação da cultura popular. As obras contemporâneas possuíam o desejo de explorar invenções e fazer experimentações artísticas.

Uma característica muito forte das obras contemporâneas são as técnicas artísticas inovadoras. Distanciando-se apenas da pintura e escultura como conhecemos e utilizando-se de materiais prontos. As obras contemporâneas focam a atenção na crítica ao cotidiano, como o consumismo, por exemplo.

Nas pinturas, os artistas contemporâneos não usavam somente o óleo sobre tela para expressar seus sentimentos. Uma obra contemporânea poderia ser feita com qualquer material que demonstrasse uma inovação para a obra.

Em termos mais objetivos, a arte contemporânea caracteriza-se pela inquietação do homem e sua busca pelo novo, original e único. O conceito da obra se tornou o foco principal destes artistas, não importando se o mesmo sabia ou não desenhar ou utilizar técnicas. O essencial para os artistas contemporâneos é trazer uma reflexão com sua obra de arte.

Diferença entre arte moderna e contemporânea

Apesar de serem semelhantes e, muitas vezes, confundíveis. A arte moderna e contemporânea possuem diferenças técnicas. Tanto na forma como são criadas as obras, com objetos fora do comum, até mesmo na crítica social que pretendia-se passar naquele momento.

De forma simplificada, a arte moderna ainda apresenta uma preocupação com a técnica, traços e formas, mesmo que de forma subjetiva. Enquanto a arte contemporânea possui a característica de que absolutamente tudo pode se tornar arte.

Particularmente, acho a arte moderna mais intrigante, me fazendo viajar em pensamentos tentando entender a mensagem da obra, seu significado tanto para o autor quanto para mim. E vocês, preferem a arte moderna ou arte contemporânea?

Escreva sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CART

X